Projeto que promove destino através da Arte Contemporânea apresentado no CCB

Turismo de Portugal  |  Ler artigo >

 

 

O projeto Portugal Art Encounters (PARTE), que conta com o apoio do Turismo de Portugal, foi hoje apresentado, na Sala Fernando Pessoa, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A sessão contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.​

 

Desenvolvido pela empresa Flamingo Circuit​ e contando também com o apoio do Ministério da Cultura / DG-Artes, este projeto visa promover a internacionalização de Portugal enquanto destino de referência no circuito da Arte Contemporânea, reforçando a atratividade e competitividade turística do país nos mercados internacionais. O seu objetivo é qualificar e diferenciar o destino associado ao universo exclusivo, conhecedor, aspiracional e vanguardista da arte, promovendo a capacitação e internacionalização do sistema artístico português. 


O programa organiza-se em torno de dois circuitos, especialmente concebidos para promover a circulação pelo país de profissionais internacionais que, em cada ano, se destacam no panorama artístico global – curadores, críticos, diretores de instituições de arte, eventos e bienais de referência — e que são os grandes influenciadores das esferas da arte e das escolhas dos turistas de arte.

 

O carácter intrinsecamente global, cativante, exclusivo, aspiracional, conhecedor e vanguardista que define o Universo da Arte Contemporânea, permite atrair um turismo mais qualificado e com maior poder de compra. Por isso, o programa oferece aos seus convidados experiências memoráveis e premium —​ uma “seleção do melhor que Portugal tem para oferecer” em termos de Arte Contemporânea, acolhimento, património histórico e natural. Experiências que conjugam o network profissional e a produção de conhecimento com momentos de lazer e descoberta do património e culturas regionais conjugadas com o nosso bem receber.

 

Paralelamente, o PARTE ambiciona introduzir modelos e práticas que reforcem a sustentabilidade entre Turismo e Arte e inspirem o processo de “re-imaginar” o destino Portugal no pós-pandemia, alinhado com as preocupações emergentes dos viajantes – saúde e impacte ambiental.

 

 

Créditos

Imagem: © Ruben Costa

Texto: Turismo de Portugal