PARTE Portugal Art Encounters apresentado ontem no CCB

Direção-Geral das Artes |  Ler artigo >

 

 

PARTE Portugal Art Encounters é um programa anual e de continuidade que apoia a internacionalização do sistema da Arte Contemporânea em Portugal, reforçando a relação com o Turismo para afirmar o nosso país como um destino de referência no circuito artístico. O programa, desenvolvido pela empresa Flamingo Circuit em parceria com o Turismo de Portugal, I.P., conta com o apoio do Ministério da Cultura através da Direção-Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

 

A sessão de apresentação decorreu ontem (15 dezembro 2021), às 10h00, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, e contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues. 

 

PARTE convida profissionais que se destacam no panorama artístico internacional, que influenciam os temas, programações e regimes de mobilidade neste sistema, a conhecerem uma seleção criteriosa do que o país tem para oferecer em termos de produção artística, acolhimento, património cultural e natural.

 

O programa concretiza-se em dois circuitos consecutivos, designados PARTE Circuits, que culminam com a realização do seminário internacional PARTE Summit e o lançamento da publicação-guia PARTE Book. Cada circuito tem a duração de uma semana e acolhe um grupo de sete convidados: seis curadores, diretores de museus, bienais e outros grandes eventos de arte; e um crítico ou jornalista da imprensa especializada. A cada ano contam com a curadoria de anfitriões convidados pela organização e percorrem locais nas cinco regiões do território continental, com perspetivas de futuramente incluir os territórios insulares.

 

Os circuitos integram atividades reservadas e de âmbito profissional, que conjugam network e partilha de conhecimento com artistas e agentes, com momentos de lazer e descoberta da excelência do acolhimento, da gastronomia e das culturas regionais. Por sua vez, PARTE Summit e PARTE Book são atividades dedicadas à produção, reflexão e partilha de conhecimento com as populações locais e públicos além das esferas especializadas da arte.

 

O programa tem como principais objetivos ampliar a rede de influência do setor artístico e gerar novas oportunidades de trabalho para artistas e agentes locais, tais como exposições, comissões, residências e participações em projetos de relevo internacional. Paralelamente, apoia a capacitação e o investimento neste setor, impulsionando a sua atratividade junto de potenciais mecenas e investidores, nacionais e estrangeiros; e atua na produção e partilha de conhecimento, essencial à valorização das identidades regionais e da rede de equipamentos culturais existentes em Portugal.

 

 

Créditos

Imagem: © Ruben Costa

Texto: Direção-Geral das Artes