PARTE Book: um guia compreensivo para a Arte Contemporânea em Portugal

O PARTE Book foi lançado a 30 de julho, na sessão de Coimbra da PARTE Summit’22, e constitui umas das atividades que são desenvolvidas no âmbito do PARTE Portugal Art Encounters

 

Trata-se de uma publicação-guia que pretende apoiar o Turismo de Arte em Portugal, convidando à (re)descoberta do País através dos seus museus, galerias, espaços independentes e eventos de Arte Contemporânea. 

 

O livro combina um mapeamento compreensivo das estruturas artísticas existentes no País, com a publicação de contributos autorais inéditos, que contextualizam e refletem sobre as práticas artísticas no panorama nacional e internacional. Complementa, enquanto ferramenta editorial pertinente e atualizada, a missão do programa PARTE de apoio à internacionalização do sistema de Arte Contemporânea em Portugal.

 

“Em diálogo” foi o mote lançado pelo editor convidado, Ricardo Ramos Gonçalves, para a criação deste primeiro PARTE Book, com edição bilingue, em Inglês e Português, e 370 páginas organizadas em duas partes. A primeira reúne ensaios dos curadores Delfim Sardo, Margarida Mendes, Neringa Bumblienė e Vincenzo de Bellis, da investigadora e poetisa Raquel Lima, da artista Odete e da dupla de artistas João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, e entrevistas à curadora Isabel Carlos e ao curador Vicente Todolí

 

A segunda parte do livro é dedicada ao Guia que mapeia e promove o conhecimento sobre estruturas artísticas e culturais existentes nas diferentes regiões do território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira. A criação deste guia pretende motivar e acompanhar novas viagens e viajantes, independentemente dos conhecimentos que cada leitora ou leitor detém sobre o território e as práticas artísticas.

 

O PARTE Book tem um preço de capa de 40 euros e estará brevemente disponível numa rede de livrarias e lojas selecionadas. Entretanto, pode adquirir o seu exemplar ou saber mais sobre a distribuição do livro através do email book@portugalartencounters.com.